Se você estuda ou já estudou em escolas estaduais, você deve saber que todos os anos é aplicado o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) aos alunos, essa prova serve para testar os conhecimentos dos alunos, saber onde o ensino estadual melhorou ou piorou, saber em quais matérias os alunos tem mais dificuldades, etc. Essa prova avalia o rendimento escolar do aluno para que o estado saiba onde ele deve investir para melhorar o ensino público, o que é uma ótima medida a se tomar para melhorar o ensino no estado de São Paulo e garantir futuros cidadãos “pensantes”.

Na verdade o aluno em si não é avaliado pelo SARESP e sim a escola, é feita uma média das notas da prova do SARESP de cada escola e é montado um ranking das escolas que tiveram as melhores pontuações no estado de São Paulo. O cadastro das escolas já é feito automaticamente, então você que estuda em escolas do estado prepare-se, pois você terá que fazer a prova do SARESP. A prova será aplicada para a 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 8ª série do ensino fundamental e também para o 3º ano do ensino médio.

Ainda não foram divulgadas informações sobre a data das provas, mas provavelmente serão divulgadas no site oficial do SARESP 2012, já o gabarito só será divulgado depois que as provas forem realizadas. O que você deve fazer mesmo é estudar e se aplicar para que a sua escola tenha uma boa colocação no quadro geral das escolas do estado de São Paulo.